Facilitador das Oficinas:
Marcondes Mesqueu
Há seis anos (2012/2017) desenvolvo a
OFICINA TEATRO
CORPO
MOVIMENTO
no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro.
Nesse momento
estou indo ao encontro de outros públicos e espaços.
Sou ator e diretor de formação (veja currículo). Nos meus 39 anos de profissão acumulei experiência trabalhando não só com estudantes de teatro como também jovens infratores, pacientes de saúde mental, massa carcerária, usuário e dependente de droga,...
Sou ator e diretor de formação (veja currículo). Nos meus 39 anos de profissão acumulei experiência trabalhando não só com estudantes de teatro como também jovens infratores, pacientes de saúde mental, massa carcerária, usuário e dependente de droga,...
Pesquiso a potencialidade do corpo tendo o jogo cênico como instrumento de
expressão das suas infinitas possibilidades. Me inspiro nas Técnicas de Contato
Improvisação, Laban, Dança Teatro Butoh, Dança Livre.
Na
Oficina de Teatro Corpo Movimento a raiz dramatúrgica é o teatro como forma de jogo e troca. Jogo, aqui, não implica em
competição. Buscamos a união de forças. Trabalhamos com a ideia do corpo total individual e social.
Entendemos forma como, acima de tudo, "conteúdo" que se apresenta de
uma maneira fácil de ser vista e fotografada. Os movimentos são a grande voz por
onde caminhamos rumo a uma pesquisa de expressão do sujeito dentro do grupo e do grupo no sujeito.
A
qualidade da ação está nos movimentos interiores. Os corpos não se igualam
e nem se comparam. São singulares, produtivos lúdicos/criativos e parcela do coletivo.
OBJETIVOS GERAIS:
Fazer surgir o acontecimento teatral;
Fazer surgir o acontecimento teatral;
Colaborar na integração grupal;
Promover descobertas;
Promover autoconfiança;
Promover o surgimento de um olhar e agir sem segregação.
Objetivos
Específicos:
Através da pesquisa corporal...
desenvolver a expressão,
desenvolver a postura crítica,
desenvolver a criatividade,
trabalhar a inibição,
desenvolver o lúdico interior,
desenvolver a sociabilidade,
desenvolver identidades individuais,
dramatizar situações emanadas do grupo,
montagem de performances,
facilitar
o surgimento de potencialidades desconhecidas,
promover
apresentações públicas periódicas.
Programa:
Improvisação
Interpretação
Dicção
Expressão Corporal
Criação Livre
GRUPO
ALVO:
O interessados
Necessidade:
Uma sala,
Aparelho de CD,
Público Alvo:
Jovens
e Adultos a partir de 15 anos.
DIAS,
HORÁRIO e DURAÇÃO:
A
combinar
CARGA
HORÁRIA:
A discutir.
xxx
TEATRO DE ASSALTO
Oficineiro
Marcondes Mesqueu
Se alguém dissesse pra você:
Chegar é a arte de dar início.
Desarrumando se reorganiza, descobre
e se aprende a desarrumar.
Forma é, acima de tudo, conteúdo.
A profundidade do dito reside no
como dizê-lo.
O dizer não implica o uso da palavra sonora.
A qualidade da ação está nos
movimentos interiores.
O bom e o ruim dependem da nobreza
do juiz.
Juiz bom e honesto não usa de rigidez.
Bondade e maldade residem no corpo.
A caminhada ajuda a entender o hoje e prever o amanhã.
O acerto e o erro são ferramentas para o enrijecimento.
Se você fosse abordado dessa maneira
pensaria numa Oficina de Teatro?
Amigos, esses são os pilares da
TEATRO DE ASSALTO.
Convidamos atores e não atores que
desejem trabalhar com
“intervenção pública dramática
espacial apoiada no inesperado ”.
TEATRO DE ASSALTO não é
um método e sim uma proposta de posicionamento do ator frente à sociedade,
espaço público e o tempo cênico.
Trabalhamos com o teatro lúdico e
coletivo.
A intervenção é o mais importante.
A plateia integra esse coletivo.
TEATRO DE ASSALTO
Uma atuação de Artes Cênicas que tem no seu fazer prático e
teórico o reforço da cidadania. Desenvolvemos uma dramaturgia onde o ator
é o
principal agente.
Não acreditamos em técnicas revolucionárias e sim em homens
que revolucionam com as técnicas que aplicam. A cena que propomos se sustenta
no ator, sua grandeza e seus limites.
A partir de exercício de aquecimento, concentração, interpretação, contato improvisação, Butoh, somados a dinâmica de grupo, estimulação ilógica, intercessão com outras artes ( cênicas ou não ) surgem temas e
textos a serem dramaticamente vivenciados. O teatro acontece no fazer prático
em grupo através da provocação de jogos vivenciais. Toda e qualquer forma de
expressão é bem chegada desde que se relacione com o todo.
Trabalhamos com técnicas de Teatro Relâmpago, Intervenções
Cênicas e outras emanadas no próprio acontecimento da oficina. O espetáculo é
consequência do anseio do grupo de ver representado aquilo que o agrada ou
incomoda. A técnica desenvolvida não abre mão dos Espaços Convencionais, mas tem como meta à formação de plateias e isso se dá “indo ao encontro do público”. Preparamos atores para atuarem em espaços abertos, sala de aula, quadras, praças, livrarias, bares, bibliotecas...
Trabalhamos com a ideia de que o teatro se dá no momento do encontro do ator com o público. Não importa onde isso venha ocorrer.
PROGRAMA:
Improvisação
Interpretação
Impostação
Dicção
Expressão Corporal
Criação Livre
Teatro de Boneco
Teatro de Roda
Oficina de Texto
História do Teatro
Teatro Relâmpago
OBJETIVOS:
Desenvolver...
Desenvolver...
Auto valorização,
Expressão e criação oral,
Sentimento de Grupo,
Postura crítica,
Criatividade,
Sentimento lúdico,
Sociabilidade,
Identidade individual e grupal,
Dramatizar situações emanadas do grupo,
Montagem
de esquetes e espetáculo,
Fomentar
o surgimento de dramaturgos, cenógrafos, iluminadores,
Montagem
de um espetáculo.
NECESSIDADE:
Um
espaço,
Aparelho
de CD.
PÚBLICO
ALVO:
Adultos
e Adolescentes.
GRUPO
50
pessoas , no máximo.
(
a partir de 15 anos )
Sem comentários:
Enviar um comentário